• Oil Price

Arábia Saudita aumenta agressivamente os preços do petróleo à medida que o mercado aperta

  • A Arábia Saudita elevou no sábado os preços oficiais de venda (OSPs) de seu petróleo em dezembro para todos os clientes

  • O aumento de US $ 1,40 por barril para o mercado de importação de petróleo mais importante do mundo foi muito maior do que analistas e refinadores esperavam

  • A Arábia Saudita geralmente define a tendência de preços para o petróleo do Oriente Médio de outros grandes exportadores, como Kuwait e Iraque

A Arábia Saudita elevou no sábado os preços oficiais de venda (OSPs) de seu petróleo em dezembro para todos os clientes em muito mais do que os traders e refinadores esperavam, sugerindo que o maior exportador de petróleo do mundo acredita que o mercado continuará a apertar.


A Saudi Aramco aumentou o preço de seu principal tipo de petróleo bruto Arab Light para a Ásia em dezembro em US $ 1,40 por barril, para um prêmio de US $ 2,70 por barril sobre a média de Omã / Dubai, a referência a partir da qual as exportações de petróleo do Oriente Médio para a Ásia estão sendo precificadas.


O aumento de US $ 1,40 por barril no mercado de importação de petróleo mais importante do mundo foi muito maior do que analistas e refinadores esperavam.


Uma pesquisa da Reuters mostrou no final de outubro que os traders esperavam que os sauditas aumentassem o preço do Arab Light para a Ásia em dezembro entre US $ 0,30 e US $ 0,90 o barril, em relação ao prêmio de US $ 1,30 por barril para a média de Omã / Dubai em novembro.


De acordo com as estimativas da Bloomberg, o aumento dos preços sauditas em dezembro foi o segundo maior aumento mensal no OSP da Arab Light para a Ásia em 20 anos, excluindo a guerra de preços de março do início de abril de 2020 com a Rússia.


“Os aumentos de preço são muito maiores do que as expectativas do mercado e dão um sinal de alta sobre o aperto na oferta”, disseram os estrategistas do ING Warren Patterson e Wenyu Yao na segunda-feira.


“A abordagem constante da OPEP nos incrementos de produção de 400 Mbbls / d por mês e a maior demanda por petróleo nos mercados globais parecem ter contribuído para o aumento dos preços”, acrescentaram os estrategistas.


A Arábia Saudita também aumentou os preços de todos os seus tipos de petróleo bruto para todas as regiões, incluindo os pesados ​​para a Ásia, apesar das margens de óleo combustível mais fracas lá.


“Isso apenas indica que a Arábia Saudita está muito otimista e eles também acham que o mercado está muito apertado e é por isso que se atrevem a aumentar tanto os preços”, disse um trader de Cingapura à Reuters.


A Arábia Saudita geralmente define a tendência de preços para o petróleo do Oriente Médio de outros grandes exportadores, como Kuwait e Iraque.


O grande aumento nos preços dos sauditas ocorreu dois dias depois que a aliança OPEP + desafiou os apelos da administração dos Estados Unidos para aumentar mais a oferta e decidiu continuar facilitando os cortes coletivos na produção de petróleo em apenas 400.000 barris por dia no próximo mês.

0 visualização0 comentário