• Oil Price

Aramco registra aumento de 158% no lucro líquido do terceiro trimestre com preços mais altos do petr

A gigante de energia do estado saudita Aramco registrou um lucro líquido de US $ 30,4 bilhões no terceiro trimestre do ano, um aumento de 158 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2020 devido aos preços do petróleo bruto substancialmente mais altos.


A maior empresa de petróleo bruto do mundo também disse que gerou um fluxo de caixa livre 131% maior durante o período do relatório, de US $ 28,7 bilhões. O fluxo de caixa das atividades operacionais atingiu US $ 36,3 bilhões.


O presidente-executivo da empresa, Amin Nasser, atribuiu o forte resultado trimestral à recuperação da atividade econômica global, que causou um aumento na demanda de energia. Nasser observou a posição da Saudi Aramco como um produtor de baixo custo como um fator que contribuiu para o desempenho do terceiro trimestre também.


“Ainda existem alguns ventos contrários para a economia global, em parte devido aos gargalos da cadeia de abastecimento, mas estamos otimistas de que a demanda de energia permanecerá saudável no futuro previsível”, disse Amin Nasser.


“Olhando para o futuro, estamos mantendo nossa estratégia de investir a longo prazo, e vamos construir em nosso histórico de desempenho de baixo custo e intensidade de baixo carbono para avançar nossa ambição recentemente anunciada de alcançar o escopo 1 e 2 líquido zero emissões de gases de efeito estufa em todos os nossos ativos operados de propriedade integral até 2050. ”


De acordo com um analista da Arqaam Securities, o forte resultado veio principalmente do desempenho robusto dos negócios upstream da Aramco, informou a Reuters . O relatório também citou outro analista, que disse que os bons resultados financeiros podem levar a um dividendo especial como recompensa aos acionistas no final do ano.


A estatal saudita gigante do petróleo é atualmente a segunda empresa mais valiosa do mundo, depois da Apple e antes da Alphabet. Os fortes resultados do terceiro trimestre vêm depois de uma série de relatórios idênticos de grandes empresas do petróleo, todos os quais desfrutaram dos efeitos da alta dos preços do petróleo e do gás natural em seus balanços.

1 visualização0 comentário