• Agência Brasil

Com alta da gasolina, etanol pode ser uma opção mais econômica

Diante da alta no preço da gasolina, o motorista voltou a fazer as contas antes de encher o tanque do carro. A dúvida que surge é quando fica mais vantajoso abastecer com etanol, no caso dos veículos modelo flex.

O Coordenador da MBA de Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas, professor Ricardo Teixeira, explica que em média o desempenho do litro por quilômetro rodado da gasolina é 30% maior que o do que álcool. Teixeira ensina que o primeiro passo é descobrir o desempenho do automóvel, ou seja, quantos litros por quilômetros o carro faz tanto com álcool e quanto com gasolina.

O preço da gasolina e do diesel estão em disparada. No caso da gasolina, em algumas cidades, o litro está custando cerca R$ 8, e o etanol está em queda com a proximidade da safra de cana-de-açúcar.

Ricardo Teixeira acredita que a tendência é que fique desfavorável abastecer com gasolina. Mas o professor alerta que o cenário pode mudar a qualquer momento. Por isso, toda vez que for ao posto, o motorista deve fazer o cálculo.

Para Ricardo Teixeira outra vantagem em dar a preferência ao etanol é a questão ecológica, já que esse combustível polui menos o meio ambiente por ser uma energia renovável e não derivada de um combustível fóssil, como é o caso da gasolina.

3 visualizações0 comentário