top of page

Condições no mercado internacional de petróleo estão mais favoráveis, diz especialista

Após a Petrobras anunciar nova redução no preço do diesel a partir desta sexta-feira (12), o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Décio Odone disse, em entrevista à CNN Brasil, que o mercado internacional está mais favorável ao Brasil neste momento.


“As condições no mercado internacional tem ficado mais favoráveis nos últimos dias. No final do ano passado, com o início do fim da pandemia, e a partir de fevereiro com a guerra de Rússia e Ucrânia, o mercado de petróleo ficou muito estressado. Mas as coisas estão mudando”, destacou.


O especialista observou que um conjunto de fatores é responsável pela variação no petróleo, como uma possível recessão a caminho e uma manutenção da produção da commodity pelos russos, que não caiu como esperado após as sanções ocidentais, pois o país do Leste Europeu ampliou seus negócios com China e Índia.


Segundo ele, a Petrobras tem acertado em reduzir o preço dos combustíveis observando as oscilações do mercado internacional e não repassando os novos valores diariamente.


“É positivo você ter variações de preço a cada período de tempo para evitar transferir imediatamente a volatilidade do mercado internacional para o mercado doméstico. Todas as companhias fazem isso”, afirmou.


Por fim, Décio defendeu a Política de Paridade de Importação (PPI) e disse que as empresas brasileiras tem liberdade para estabelecer seus preços de acordo com as flutuações dos produtos.


“Havendo um alinhamento dos preços domésticos com os internacionais, a gente pode acessar a importação, e o Brasil precisa importar diesel porque não somos autossuficientes de derivados”, pontuou.


Fonte: CNN

0 comentário
bottom of page