• Oil Price

Lukoil: OPEP + visa manter o preço do petróleo na faixa de US $ 65-75

A aliança OPEP + busca manter os preços do petróleo na faixa entre US $ 65 e US $ 75 por barril, e este é um preço confortável para os consumidores, disse Vagit Alekperov, presidente e CEO do segundo maior produtor da Rússia, Lukoil, ao jornal russo Kommersant .


Os preços do petróleo Brent não caíram abaixo de US $ 65 o barril desde abril. O preço do Brent excedeu brevemente a marca de US $ 75 por barril no início de julho, antes de recuar em agosto em meio a preocupações sobre o ritmo de crescimento da demanda global de petróleo com o aumento de casos de COVID em muitas das principais economias.


No início da terça-feira, o Brent estava sendo negociado ligeiramente abaixo de US $ 72 por barril.


“Acho que a aliança OPEP + foi criada para durar para sempre, não apenas por um período de tempo”, disse Alekperov em uma entrevista ao meio de negócios russo publicada na terça-feira.


Acontece que as políticas de gestão do mercado de petróleo OPEP + seriam diferentes no futuro dependendo da situação, acrescentou o executivo.


“Eu não gostaria de ver o petróleo acima de US $ 100 o barril novamente – isso levaria a mais investimentos em projetos ineficientes com baixos lucros e, novamente, levaria ao colapso do mercado”, disse Alekperov.


A Rússia continua a ser uma prioridade na estratégia de investimento e perfuração da Lukoil, disse o executivo à Kommersant, questionando se os investimentos em projetos fora da Rússia mudaram o foco da empresa.


A Lukoil planeja investir 80% de seu orçamento de capital na Rússia e o restante em projetos fora da Rússia, em regiões que considera de interesse estratégico. Esta é a região do Cáspio fora da Rússia, África Ocidental, Oriente Médio e México, disse Alekperov.


Por causa da pandemia do ano passado, a Lukoil aumentou seus investimentos na Rússia em 14% e cortou os investimentos no exterior. A Rússia recebeu 84% do orçamento de capital da empresa, enquanto os projetos estrangeiros receberam 16%, acrescentou o gerente.


A Lukoil tem potencial para aumentar ainda mais sua produção de petróleo, uma vez que a OPEP + desfaça todos os cortes, disse Alekperov.

0 visualização0 comentário