top of page

OPEP + aumenta produção de petróleo, mas permanece em conformidade

A OPEP viu sua produção de petróleo bruto aumentar 150.000 barris por dia (bpd) em agosto, segundo dados de fontes secundárias no relatório mensal do cartel, mas mesmo com cotas mais altas, os membros do pacto OPEP + bombearam menos do que o estimado pelas pesquisas de rastreamento de petroleiros e menos do que a cota geral da OPEP no acordo.


A produção total de petróleo bruto de todos os 13 membros da OPEP foi em média de 26,76 milhões de bpd em agosto, de acordo com fontes secundárias que a OPEP citou em seu relatório mensal do mercado de petróleo (MOMR) hoje. A produção de agosto foi 150.000 bpd maior do que a produção de petróleo bruto de julho, uma vez que a aliança OPEP + devolve mais barris ao mercado de acordo com o último acordo alcançado em julho.


O aumento, no entanto, foi menor do que o estimado na pesquisa mensal da Reuters, que apontou o aumento de 210.000 bpd para a média de 26,93 milhões de bpd, e ainda menor do que a estimativa da pesquisa da Bloomberg de um aumento de 290.000 bpd para a média de 27,11 milhões de bpd.


Apesar da produção mais alta, a OPEP está bombeando cerca de 10 por cento abaixo de sua cota geral para os 10 membros vinculados ao pacto OPEP +, devido a interrupções e dificuldades técnicas em países como Nigéria e Angola, observou a Bloomberg no início deste mês.


De acordo com estimativas da TASS com base em dados de fontes secundárias da OPEP no MOMR, o cartel cumpriu o pacto em 121 por cento em agosto, em comparação com uma taxa de conformidade de 115 por cento em julho.


Os dados da OPEP mostraram hoje que o maior aumento individual na produção mensal veio do nº do cartel. 2, Iraque – não do principal produtor da Arábia Saudita.


O Iraque aumentou sua produção de petróleo bruto em 90.000 bpd para 4,056 milhões de bpd. Os sauditas aumentaram a produção em 69.000 bpd para 9,488 milhões de bpd para o segundo maior aumento, seguidos pelos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos), que aumentou a produção em 55.000 bpd para 2,777 milhões de bpd. A produção da Nigéria despencou em até 114.000 bpd, mostraram dados da OPEP, depois que a Shell declarou em meados de agosto força maior nas exportações de Forcados.


A produção de petróleo bruto nos três membros da OPEP isentos dos cortes – Irã, Líbia e Venezuela – pouco mudou entre julho e agosto, de acordo com fontes secundárias do relatório da OPEP.

0 comentário
bottom of page