- Oil Price
OPEP Vê Demanda Global De Petróleo Crescendo Até 2035
OPEP: espera-se que a demanda global de petróleo continue a crescer em meados da década de 2030 para 108 milhões de barris por dia
OPEP vê demanda de petróleo crescendo “fortemente” no curto e médio prazo antes de um patamar de demanda no longo prazo
Apesar do platô esperado na demanda de petróleo após 2035, o petróleo ainda será a fonte de energia número um em 2045
Espera-se que a demanda global de petróleo continue a crescer em meados da década de 2030 para 108 milhões de barris por dia (bpd), após o que deverá atingir um platô até 2045, disse a OPEP em seu 2021 World Oil Outlook (WOO) na terça-feira.
O cronograma da OPEP para o pico da demanda de petróleo em sua perspectiva de 2021 é alguns anos antes do relatório WOO do ano passado, que previa que a demanda global de petróleo cresceria continuamente até o final da década de 2030 , quando começaria a estagnar. Depois da pandemia de COVID no ano passado, a OPEP pela primeira vez estabeleceu um cronograma para o pico da demanda por petróleo.
Nas perspectivas deste ano, a OPEP vê a demanda por petróleo crescendo “fortemente” no curto e médio prazo, antes que os platôs da demanda no longo prazo. As energias renováveis, exceto energia hidrelétrica e gás natural, devem crescer ao máximo entre 2035 e 2045, quando a demanda por petróleo deverá ficar estável, de acordo com as estimativas da OPEP. As energias renováveis e o gás natural continuarão a desempenhar um papel significativo no mix de energia em evolução.
Apesar do platô esperado na demanda de petróleo após 2035, o petróleo ainda será a fonte de energia número um em 2045, disse o secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo, no evento para lançar as perspectivas para 2021.
A demanda de petróleo voltará aos níveis pré-pandêmicos já no próximo ano, avalia a Opep. Em 2026, a demanda global por petróleo teria aumentado para 104 milhões de bpd, estima o cartel.
A longo prazo, as perspectivas de energia permanecem incertas, disse a Opep, já que a transição energética e os esforços para eliminar a pobreza energética empurrarão a demanda de petróleo em direções opostas.
Uma coisa é certa, porém, a indústria do petróleo precisará de investimentos maciços nos próximos 25 anos para atender à demanda, de acordo com a Opep.
O setor precisará de investimentos cumulativos de longo prazo em upstream, midstream e downstream de US $ 11,8 trilhões até 2045, afirma a Opep.