top of page

Por que a OPEP não impulsionou a produção em 800.000 bpd

  • A preocupação de que a demanda por petróleo possa enfraquecer no futuro foi um dos motivos pelos quais a OPEP + não adicionou barris adicionais

  • Os membros da OPEP + não estão dispostos a inviabilizar a atual alta do preço do petróleo

A preocupação de que a demanda por petróleo possa enfraquecer no futuro foi um dos motivos pelos quais a OPEP + decidiu manter seu acordo original de adicionar 400.000 bpd no fornecimento combinado aos mercados, em vez de responder aos pedidos de produção adicional, informou a Reuters , citando fontes não identificadas.


A outra razão pela qual o cartel manteve os 400 mil bpd mensais foi, sem surpresa, as receitas mais altas que todos os países produtores de petróleo estão desfrutando por causa da alta do preço do petróleo, disseram as fontes da Reuters.


“Todos estão felizes”, disse uma dessas fontes, um delegado da OPEP +. No entanto, um acréscimo de oferta maior de 800.000 bpd foi considerado antes da reunião da OPEP + desta segunda-feira, as fontes da Reuters também disseram, acrescentando que, eventualmente, foi abandonado em favor do acordo original.


“Com base nas lições anteriores, a Opep está mais cautelosa porque qualquer decisão precipitada pode levar a uma queda acentuada nos preços do petróleo”, disse uma fonte à Reuters. “Portanto, a pressão política dos Estados Unidos e de outros ainda não foi eficaz para mudar essa estratégia.”


O cuidado é certamente aconselhável no ambiente atual. A memória da queda de preços do ano passado ainda deve estar fresca na memória da OPEP +, como está entre os perfuradores de xisto dos EUA, daí a disciplina contínua de produção deste último e a decisão de produção do primeiro.


No entanto, o que deixa a OPEP + feliz faz com que grande parte do mundo faça o contrário. A Índia, por exemplo, um país que depende do petróleo importado para 80% de seu consumo, liberou petróleo de suas reservas estratégicas para amortecer o golpe de preço em sua economia. Os Estados Unidos estão considerando fazer o mesmo para reduzir os preços na bomba.


“Para nós, iraquianos, com uma população de 40 milhões e dependemos do petróleo para 85% de nossa receita, esperamos que chegue a US $ 120!”, Disse o ministro do petróleo de Bagdá esta semana em um evento do setor, antes de acrescentar que os preços estão entre US $ 75 e US $ 80 por barris eram justos para produtores e consumidores.

0 comentário
bottom of page