• Oil Price

Preços do petróleo aumentam com interrupções nas areias petrolíferas

A Syncrude cortou sua produção de betume neste mês devido a uma interrupção mecânica, informou a Bloomberg , citando uma pessoa não identificada familiarizada com o assunto.


Isso provavelmente contribuirá para uma alta do preço do petróleo provocada por preocupações de demanda e oferta restrita, já que grande parte da produção do Golfo do México nos Estados Unidos permanece desligada após o furacão Ida, que a certa altura interrompeu mais de 95% da produção de petróleo do Golfo.


A Syncrude, de propriedade majoritária da Suncor, produz cerca de 275.000 bpd de óleo cru de betume em seu upgrade em Alberta, de acordo com os últimos dados, de janeiro a maio.


O Financial Times informou no mês passado que a produção canadense de petróleo bruto atingiu 3,5 milhões de barris por dia no primeiro semestre de 2021, enquanto a indústria se recuperava dos piores efeitos da pandemia durante seu primeiro ano. Este foi um recorde, o que é um pouco irônico, considerando os problemas que a indústria canadense de areias betuminosas tem enfrentado com os reguladores, o governo e seu maior comprador de exportação nos últimos anos.


Protestos sobre oleodutos e promessas climáticas interferiram dramaticamente nas perspectivas de crescimento da indústria, mas os produtores se mantiveram firmes e continuaram a minerar betume e transformá-lo em petróleo bruto sintético. Apesar da interferência, o Canadá continua sendo o maior fornecedor estrangeiro de petróleo para os Estados Unidos.


Os preços do petróleo canadense refletiram a situação. Desde o ano passado, eles se recuperaram significativamente, fechando uma enorme lacuna com o West Texas Intermediate que se abriu devido à persistente escassez de gasodutos. Se a força maior do Syncrude continuar, os preços do petróleo canadense provavelmente aumentarão ainda mais. A empresa ainda não fez uma declaração oficial sobre a interrupção.


Enquanto isso, o primeiro-ministro Justin Trudeau venceu mais uma eleição e imediatamente prometeu cortar as emissões da indústria de petróleo e gás. Ao mesmo tempo, a produção deve continuar crescendo, segundo a Associação Canadense de Produtores de Petróleo, o que abre o cenário para uma interação interessante entre o próximo governo e a indústria.

1 visualização0 comentário