top of page

Preços dos combustíveis: o que muda esta semana

Segunda-feira é, por norma, dia de alterações nos preços dos combustíveis. O gasóleo desce esta segunda-feira, em média, seis a sete cêntimos por litro. Já na gasolina, o preço mantém-se inalterado.

O número de pessoas que tem vindo a deixar de atestar o depósito tem aumento proporcionalmente à subida do preço dos combustíveis. É frequente ouvir relatos daqueles que se deslocam aos postos de combustíveis, que apenas abastecem o estritamente necessário, na esperança de que os valores voltem a sofrer um decréscimo no início da semana seguinte.

Em média, esta segunda-feira, o preço do litro de gasóleo baixou entre seis a sete cêntimos, enquanto na gasolina, o valor manteve-se inalterado. Em junho, os valores dos combustíveis atingiram valores recorde. Atestar um depósito de 50 litros de gasóleo custava ao consumidor, em média, 105 euros. Atualmente essa quantia decresceu e situa-se nos 87 euros. Antes da guerra na Ucrânia, a mesma quantidade de combustível custava 82 euros.

Para colmatar as subidas abruptas, e em ajuda às famílias, o Governo português decidiu manter até ao final do ano algumas medidas, como por exemplo, a suspensão do aumento da taxa de carbono, a devolução da receita adicional do IVA e ainda a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

0 comentário
bottom of page