top of page

Arábia Saudita afirma que OPEP + não tem poder para aliviar a crise do gás

A Arábia Saudita disse que qualquer petróleo extra do cartel OPEP + faria pouco para derrubar os preços do gás natural.


“Vemos nosso papel como extremamente limitado”, disse o ministro da Energia da Arábia Saudita, Príncipe Abdulaziz bin Salman, durante o Fórum de Energia CERAWeek India na quarta-feira. “A questão não é a disponibilidade de petróleo bruto. Mesmo que o disponibilizemos em toneladas e toneladas, quem vai queimá-lo? Quem precisa disso? E eles precisam de petróleo bruto ou precisam, por exemplo, de gás? ”


Os contratos futuros de gás e carvão dispararam para níveis recordes nas últimas semanas, em meio à escassez de combustíveis em grande parte da Europa e da Ásia. O petróleo também subiu à medida que alguns produtores de energia mudaram para o petróleo, mas tem sido menos volátil , em parte graças ao compromisso da OPEP + com aumentos constantes de produção.


O príncipe Abdulaziz disse que a demanda por petróleo pode aumentar em 500.000 a 600.000 barris por dia se o inverno do hemisfério norte for mais frio do que o normal. Isso é cerca de 0,5% do consumo global.


Qualquer impulso adicional à demanda pode ser limitado porque muitos geradores a gás não podem mudar facilmente para o óleo, que também é um combustível muito mais sujo.


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados – um grupo de 23 nações liderado pela Arábia Saudita e pela Rússia – prometeram aumentar a produção diária em 400.000 barris por mês. Alguns grandes consumidores, incluindo os EUA e o Japão, pediram aos exportadores que façam mais para reduzir os preços do petróleo, que subiram cerca de 65% este ano, para mais de US $ 80 o barril.


“A frustração é que sinto que o petróleo está sendo confundido quando os verdadeiros problemas não estão sendo atendidos”, disse o príncipe.

0 comentário
bottom of page