top of page

Emissão de CBIOS já supera meta para 2021

Os produtores de biocombustíveis do país emitiram 2,54 milhões de Créditos de Descarbonização (CBios) em outubro, totalizando 25,77 milhões nos dez primeiros meses de 2021, segundo o ItaúBBA.As emissões no período superaram o volume de créditos que as distribuidoras de combustíveis precisam comprar para atender as metas previstas pelo programa RenovaBio para este ano, de 24,9 milhões.


Questionado se os produtores conseguirão alcançar as exigências, vice-presidente citou o prazo de adaptação previsto no acordo e reforçou que já há iniciativas neste sentido no país.


Até o fim do mês passado, as distribuidoras compraram e aposentaram (tiraram de circulação) 6,5 milhões de CBios. Há ainda 23,2 milhões de títulos à disposição no mercado, mas 72% já está na mão das distribuidoras, embora ainda não tenham saído de circulação. Outros 27% estão com os emissores, e 1% foi comprado por partes não obrigadas.


O volume de comercialização de CBios cresceu 41% na segunda metade do mês de outubro em comparação com a quinzena anterior, ainda que os preços tenham recuado. Para o próximo ano, as distribuidoras serão obrigadas a comprar 36 milhões de títulos, 45% a mais do que a obrigação deste ano.



bottom of page